Osgas

be2096416782a98f32fd71725248c746-783x450
Crédito: Spyjournal/Flickr

Nunca percebi o porquê de tanto medo das osgas, pelo menos da denominada osga-comum. Talvez por alguma visão popular baseada em algum tipo de confusão com outras espécies, as desgraçadas das osgas são sempre vítimas de um conjunto de epítetos muito pouco condizentes com a sua realidade. De serem venenosas, até provocarem lesões de pele, passando pela sua falta de beleza, existe todo um conjunto de ideias preconcebidas, um preconceito que sem dúvida se alimenta da repetição sistemática das mesmas sempre com um toque negativo.

Para ser franco, não conheço animal mais tranquilo. Aprendi a apreciar esse comportamento quando ia passar alguns dias de férias na serra algarvia, onde existiam muitas, encontradas nas situações mais díspares. Com mais ou menos movimento, elas  permaneciam na sua abstração, imperturbáveis, apenas fugindo mais vigorosamente quando na presença de atitudes mais enérgicas, e não interagindo de forma agressiva.  Por outro lado, as osgas são excelentes reguladores do ambiente onde se existem, contribuindo para a regulação de espécies, nomeadamente melgas, mosquitos, aranhas, escaravelhos, formigas (entre outras), contribuindo para um funcionamento mais normal do ecossistema. E quanto à beleza…bom…quase que me apetecia dizer que há pessoas que realmente não se podem queixar…

E posto isto, quase que me apetece dizer que se por acaso virem osgas estas férias, deixem o bicho em paz. Com toda a certeza não vos fez mal nenhum, e não gostarmos do seu aspeto não é razão para as perseguir. Abrindo a nossa mente, com toda a certeza podemos aprender algo com elas. Eu aprendi.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.